Projetos e Laudas SPDA/Para-raios

Popularmente conhecido como “para-raios”, o SPDA é uma estrutura que protege as instalações elétricas dos efeitos catastróficos de descargas atmosféricas (raios). A realização do laudo técnico de SPDA é fundamental para salvaguardar empresas, indústrias e edificações residenciais. Isso porque ele avalia: se o SPDA está dimensionado corretamente, se está funcionamento bem, se suas estruturas estão preservadas ou mesmo se é inexistente – o que pode causar danos severos e até a perda de vidas.

Danos que o laudo técnico de SPDA pode evitar

A avaliação do SPDA de uma instalação elétrica evidencia pontos de falha, insuficiência ou deterioração do para-raios e de todos os demais componentes do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.

Para tanto, segue as diretrizes da norma técnica NBR 5419, da ABNT .

A partir dessa avaliação, empresas, indústrias e condomínios podem projetar ou reestruturar seus sistemas de proteção com técnicas modernas e eficazes.

Com isso, pode ser evitado:

- Multas, já que a instalação de SPDA em conformidade com normas e com as características de cada edificação é uma exigência legal. O descumprimento das normas pode gerar pesadas multas às empresas. - Danos às edificações e ao patrimônio nos locais sem proteção atingidos por raios. - Curtos-circuitos e incêndios gerados por descargas atmosféricas. - Prejuízos financeiros com equipamentos eletrônicos e máquinas que podem “queimar” e ser totalmente perdidos. - Perda de vidas sob a responsabilidade das empresas. Por isso a realização de laudos de SPDA é tão importante para avaliar o bom funcionamento ou definir as características ideais do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade.