O SOL, A MAIOR FONTE DE ENERGIA LIMPA E INESPERADÁVEL

FORNECE CALOR

Fornece calor , utilizado por espelhos para que os raios solares se concentrem em um receptor que atinge temperaturas de até 1.000 ºC. O calor é usado para aquecer um fluido que gera vapor. O vapor eventualmente aciona uma turbina e produz eletricidade. Os coletores solares térmicos utilizam painéis ou espelhos para absorver e concentrar o calor do sol, transferir para um fluido e conduzir um duto para uso em edifícios e instalações ou para a produção de eletricidade (energia solar térmica).

É INESGOTÁVEL E SE RENOVA

Ao contrário das fontes tradicionais de energia como carvão, gás, petróleo ou nuclear, cujas reservas são finitas, a energia solar está disponível em todo o mundo e se adapta aos ciclos naturais (por isso os chamamos de renováveis). Por isso, são um elemento essencial de um sistema de energia sustentável que permite o desenvolvimento atual sem colocar em risco as gerações futuras.

CONTRA A MUDANÇA CLIMÁTICA

A energia solar não emite gases de efeito estufa, portanto não contribui para o aquecimento global . Na verdade, ela se mostra como uma das tecnologias renováveis ​​mais eficientes no combate às mudanças climáticas.

FORNECE LUZ

Ele fornece luz que é convertida em eletricidade por meio de painéis solares fotovoltaicos . Os painéis fotovoltaicos são formados por grupos de células ou células solares que transformam a luz (fótons) em energia elétrica (elétrons). As células solares fotovoltaicas convertem a luz do sol diretamente em eletricidade pelo chamado efeito fotoelétrico, pelo qual certos materiais são capazes de absorver fótons (partículas de luz) e liberar elétrons, gerando uma corrente elétrica.

GERA RIQUEZA E EMPREGOS LOCAIS

Dentre todas essas vantagens, é importante destacar que a energia solar não emite substâncias tóxicas ou poluentes atmosféricos , que podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente e ao ser humano.

As substâncias tóxicas podem acidificar os ecossistemas terrestres e aquáticos e corroer os edifícios. Os poluentes do ar podem desencadear doenças cardíacas, câncer e doenças respiratórias como a asma. A energia solar não gera resíduos nem poluição da água , fator muito importante considerando a escassez de água.

NÃO POLUENTE

Além disso, a energia solar é uma energia nativa , disponível em praticamente todo o planeta, o que contribui para reduzir a importação de energia e gerar riqueza e empregos localmente.

Portanto, a produção de eletricidade por meio da energia solar e seu uso eficiente contribuem para o desenvolvimento sustentável.
gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade.