Inspeção termográfica

A termografia é uma técnica comum nos setores industrial, de construção e de energia, que permite medir com precisão a temperatura de um objeto sem manter contato físico com ele. As câmeras de imagem térmica para aplicações elétricas são ferramentas não invasivas poderosas para monitorar e diagnosticar a condição de componentes e instalações elétricos e mecânicos.

Além disso, com uma câmera de imagem térmica, você pode identificar problemas com antecedência para que possam ser documentados e corrigidos antes que se tornem sérios e dispendiosos para consertar.

Em outras palavras, esteja você usando a termografia para a inspeção de grandes instalações industriais ou para a inspeção de uma caixa de fusíveis em uma casa, o termovisor fornece dados precisos sobre a temperatura de um objeto, fornecendo às empresas geradoras de eletricidade informações importantes sobre o estado do equipamento inspecionado.

Essas inspeções podem então ser realizadas enquanto o processo de produção está em plena operação e, por exemplo, em muitos casos, o uso de um termovisor pode até ajudar a otimizar o próprio processo de produção.

Portanto, as empresas geradoras de energia elétrica devem utilizar as ferramentas mais modernas disponíveis no mercado hoje para utilizar a termografia nas inspeções de manutenção.

Consequentemente, nenhum sistema elétrico é 100% eficiente garantido. Geralmente há uma quantidade de energia que se transforma em calor devido à passagem da corrente elétrica.

Portanto, com o tempo, cargas elevadas, vibrações, desgaste do material e condições ambientais causam a deterioração de componentes e superfícies, aumentando a resistência elétrica.

O aumento da resistência implica no aumento da temperatura do componente causando problemas elétricos como curtos-circuitos ou falhas de energia nos sistemas, podendo causar incêndios ou danos materiais. Além disso, o uso da termografia é fundamental para detectar esse aumento, para que possamos antecipar a quebra e prevenir um problema maior no futuro. Porém, as câmeras de imagem térmica tornam-se uma ferramenta eficaz para a manutenção preventiva, uma vez que serão capazes de determinar o estado da instalação elétrica e os componentes que a compõem.
gdpr-image
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade.